O IFMT ofertou, no ano de 2022, 1.000 vagas do curso de Microempreendedor Individual (MEI), sendo 500 em Cuiabá e outras 500 em Várzea Grande.
O público alvo são pessoas que recebem o Auxílio Brasil (Bolsa Família), que tenham concluído o ensino fundamental e 18 anos ou mais de idade.
O curso possui 160 horas, na modalidade presencial, com duração de 4 meses.
Todos os alunos receberam uma camiseta de uniforme, kit escolar, material apostilado impresso, além de auxílio alimentação e auxílio transporte.
Não é necessário fazer nenhum tipo de prova ou participar de sorteio, basta o interessado procurar uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Cuiabá ou Várzea Grande.
Esse programa é uma iniciativa do Governo Federal e está sendo desenvolvido em todo o Brasil, sendo que no Mato Grosso o IFMT é a instituição responsável e que é integrada ao programa “Pra Frente Cuiabá” da prefeitura de Cuiabá e do programa “Qualifica+VG” da prefeitura de Várzea Grande.
Nossos objetivos e justificativa para o curso:
O curso de Microempreendedor Individual – MEI, possibilitará o atendimento e a inclusão produtiva de uma parcela da população que se encontra muitas vezes excluída do mundo do trabalho, por motivos de diversas naturezas, e que recebem o Auxílio Brasil (Bolsa Família). Neste sentido, o curso busca possibilitar melhores oportunidades de trabalho e de remuneração, fortalecendo a autoestima e os vínculos sociais. A proposta ainda busca promover melhores condições de vida e uma transformação nos diferentes setores econômicos, nos indicadores formais de ocupação, nas perspectivas de necessidade de mão de obra qualificada, nos arranjos produtivos locais e nas características do público com necessidade de qualificação.
No que diz respeito ao conteúdo do curso de MEI, ele busca capacitar pessoas a compreender as oportunidades e dificuldades do empreendedorismo, como elaborar, organizar e executar um plano de negócios, compreender e exercitar conhecimentos em matemática financeira, e os aspectos legais e rotinas administrativas, tão importantes para a gestão dos empreendimentos.
Entendendo que o IFMT tem no ensino público um dos principais fatores capazes de alavancar processos de desenvolvimento onde está inserido, a oferta do curso de MEI constitui-se em mais uma das formas de incentivar a geração de novos empreendedores e de capacitação dos já existentes.