Qualifica Mais Progredir: aulas do Curso MEI iniciam em Cuiabá e VG

Publicado por: Reitoria / 16 de Março de 2022 às 16:58

Iniciaram, nesta semana, as aulas do Programa Qualifica Mais Progredir. No Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva,  na segunda-feira (14) e no Campus Várzea Grande, na terça-feira (15).

O Programa Qualifica Mais é uma iniciativa do Governo Federal e está sendo desenvolvido em todo o Brasil. Em Mato Grosso, o IFMT é a instituição responsável. Esse programa é integrado ao Programa “Pra Frente Cuiabá”, da Prefeitura de Cuiabá, e ao Programa “Qualifica+VG”, da Prefeitura de Várzea Grande.

Os Coordenadores do programa, prof.ª Angela Santana e prof. Marcos Valin Jr, explicam que o curso de Microempreendedor Individual (MEI) possibilitará o atendimento e a inclusão produtiva de uma parcela da população que se encontra muitas vezes excluída do mundo do trabalho, por diversos motivos.

Neste sentido, explicam eles, o curso busca possibilitar melhores oportunidades de trabalho e de remuneração, fortalecendo a autoestima e os vínculos sociais. A proposta ainda busca promover melhores condições de vida e uma transformação nos diferentes setores econômicos, nos indicadores formais de ocupação, nas perspectivas de necessidade de mão de obra qualificada, nos arranjos produtivos locais e nas características do público com necessidade de qualificação.

Em Várzea Grande, as aulas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras no período noturno, nas escolas vinculadas aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. Ligadas ao CRAS do Cristo Rei, estão as escolas José Leite de Moraes, José Mendes Martins e Antônio Joaquim de Arruda; ao CRAS do Santa Maria, a Escola Antônio S. Reis; ao CRAS do Jd. Glória I, a escola Nair de Oliveira Corrêa; e ao CRAS do São Matheus, a escola Abdala José de Almeida.

Já em Cuiabá, as aulas, também no período noturno, são realizadas no próprio Campus Cel. Octayde Jorge da Silva, às segundas, terças e quintas-feiras.

O coordenador do programa em Várzea Grande, Joacil Amarante, e a profª Eloisa Azeredo, coordenadora no Campus Cel. Octayde Jorge da Silva, com suas respectivas equipes promoveram uma mobilização para recepcionar os 260 estudantes em cada campus. Neste primeiro contato, foram disponibilizados aos estudantes materiais como apostilas, cadernos e canetas.

MEI

O curso possui 160 horas, na modalidade presencial, com duração de 4 meses. São 1.000 vagas, sendo 500 em Cuiabá e outras 500 em Várzea Grande. O público-alvo são pessoas que recebem o Auxílio Brasil (Bolsa Família) ou que estejam cadastrados no CadÚnico, que tenham concluído o ensino fundamental e 18 anos ou mais de idade.

Todos os alunos receberão uma camiseta de uniforme, kit escolar, material apostilado impresso, além de auxílio alimentação e auxílio transporte. Não é necessário fazer nenhum tipo de prova ou participar de sorteio, basta o interessado procurar uma unidade do CRAS de Cuiabá ou Várzea Grande.

Marcadores: progredir