início do conteúdo

Início das aulas do EnergIF no IFMT/Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva é marcado por grande avanço na diversidade de gênero.

Publicado por: Reitoria / 4 de Agosto de 2023 às 17:31

Em 24 de julho de 2023, O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, celebrou um marco histórico no início das aulas do programa Energif. Nesta etapa, o curso recebeu um total de 111 estudantes matriculados, e o que chama a atenção é a significativa presença feminina, com 32 mulheres matriculadas, evidenciando uma importante conquista no avanço da diversidade de gênero no âmbito educacional e tecnológico.

O Energif é um curso técnico de referência na área de Energias Renováveis, que prepara estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho em um setor em constante crescimento e inovação. Desde sua criação, o programa tem atraído estudantes interessados em explorar as potencialidades das energias limpas e sustentáveis, mas é a primeira vez que a presença feminina se destaca dessa forma no Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva.

A presença de mulheres em cursos técnicos e tecnológicos tem sido um desafio em diversas instituições de ensino. Entretanto, o IFMT/Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva tem investido em ações de incentivo e políticas de equidade de gênero, o que contribuiu para esse resultado notável. Além disso, a representatividade feminina no setor de Energias Renováveis é fundamental para o desenvolvimento de projetos mais abrangentes e sustentáveis, considerando diferentes perspectivas e talentos.

Com o início das aulas marcado por esse grande feito, o Energif reafirma seu compromisso em promover a igualdade de oportunidades e continuar incentivando a diversidade de gênero em seus cursos. O sucesso do EnergIF demonstra que é possível avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde homens e mulheres têm acesso igualitário ao conhecimento e às oportunidades profissionais.

A equipe do EnergIF, juntamente com seus docentes e estudantes seguem trabalhando para transformar conhecimento em soluções efetivas para os desafios do mundo moderno.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409