início do conteúdo

Equipe do Programa Energif recebe bancada didática de energias renováveis, placas solares e acessórios para instalação

Publicado por: Reitoria / 1 de Abril de 2022 às 15:48

A equipe do Programa Energif do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) se reuniu nesta quinta-feira, dia 30 de março, no Campus Cuiabá para testar os equipamentos recebidos, como a bancada didática de energias renováveis, placas solares e acessórios para instalação. Os equipamentos foram entregues pela Reitoria e pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia). 

O Energif é um programa do Governo Federal que está sendo ofertado em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC) aos parceiros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

O objetivo do curso do Energif é capacitar e formar eletricistas em sistemas de energias renováveis habilitado para instalação de painel fotovoltaico. O coordenador adjunto do Programa Qualifica Mais Energif no IFMT, professor Marcelo Ferreira de Arruda, relata que as atividades começaram em fevereiro. 

"Foram abertas duas turmas no campus Cuiabá, duas em Pontes e Lacerda e uma em Sinop. Vamos ter 200 vagas tanto para o campus Cuiabá, Pontes e Lacerda e Sinop totalizando 600 vagas. Neste mês de abril vão ser abertas mais quatro turmas, duas para Cuiabá e duas para Pontes e Lacerda. Em Cuiabá serão 68 vagas e Pontes e Lacerda mais 70 vagas.” 

A coordenadora geral do Programa Qualifica Mais, Ângela Santana de Oliveira, explica que os requisitos para participar do curso Energif é ser maior de 18 anos e possuir o ensino fundamental completo. Ela destaca que há o auxílio de uma bolsa de assistência estudantil no valor de 400 reais no total do curso.

Saiba mais sobre o Programa Energif assistindo o vídeo abaixo:

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT