EnerIF: IFMT Pontes e Lacerda dá início ao Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2022 às 17:19

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste deu início ao Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) - Eletricista de Sistema de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos), nesta segunda-feira (21). Aproximadamente 60 alunos, divididos em duas turmas, participaram da aula de acolhimento ministrada no auditório do Campus.

Pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Taques frisou a formação dos discentes. "Trata-se de um programa do Bolsa-Formação que vai ser executado no Estado de Mato Grosso pelos Campus Cuiabá-Octayde, Pontes e Lacerda e Avançado de Sinop. Ao todo serão 600 alunos e essas são as primeiras turmas de Pontes e Lacerda, que termos certeza, as primeiras de muitas. Os alunos chegam para vivenciar a questão das energias renováveis com profissionais do mais algo gabarito. Ficamos satisfeitos de ofertas essas vagas e formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho".

Coordenador do curso no Campus, o professor Élber Araújo destacou que o projeto vai de encontro à demanda por formação e de mercado. “O curso vem atender uma demanda nacional, um apelo pela questão das energias renováveis. Principalmente aqui no Mato Grosso o uso da energia solar vem crescendo. Então, os alunos vão aprender a instalar o sistema fotovoltaico, desde as placas solares até a interligação dos equipamentos com o sistema elétrico”.

Na oportunidade, os alunos também receberam as boas vindas, de forma online, da diretora-geral do Campus, Vanderluce Machado; da coordenadora-geral do Bolsa Formação, Angela Santana de Oliveira e do coordenador adjunto do Programa Qualifica mais EnergIF, Marcelo Ferreira de Arruda.

Os discentes ainda assistiram uma palestra ministrada pelo empresário e engenheiro eletricista Murilo de Araújo Magalhães,a respeito da formação profissional e do mercado; e ainda outra palestra ministrada pela técnica em assuntos educacionais do Campus, Jezisbel Souza, sobre técnicas de estudo.

O curso trata-se de integração com o Programa Qualifica Mais EnergIF, proposto pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC).