Curso de Eletricista de Sistema de Energias Renováveis do IFMT Campus Avançado Sinop recebe visita técnica da GIZ e do Instituto Crescer

Publicado por: Reitoria / 9 de Outubro de 2023 às 20:29

O Campus Avançado Sinop recebeu, nos dias 04 a 06 de outubro de 2023, a visita da coordenadora na Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, empresa federal alemã que executa projetos de cooperação técnica no Brasil.

Roberta Hessmann Knopki atua pelo projeto Profissionais do Futuro: Competências para Economia Verde, no desenvolvimento de projetos junto à SETEC/MEC que visam a promoção do desenvolvimento sustentável, energias renováveis e eficiência energética. Na mesma visita,  Carolina Cunha César (Instituto Crescer) acompanhou as atividades desenvolvidas com os estudantes do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis - Instalador de Sistemas Fotovoltaicos.

Roberta e Carolina participaram de várias agendas no campus, incluindo um momento on-line de boas-vindas por parte do reitor Julio Cesar dos Santos, reuniões com o diretor-geral do Campus Avançado Sinop, professor Rafael Martins Chaves, Ângela Santana, coordenadora do Bolsa Formação e Marcelo Arruda, coordenador-geral do Programa Qualifica Mais Energife.

O diretor do campus apresentou a construção da sede do IFMT – Campus Avançado Sinop aos visitantes. A equipe do Programa Qualifica Mais Energife também participou de reuniões com a coordenadora local, profa. Joana Rodrigues Moreira Leite, Viviane Lazarini Baldan e  a equipe de professores do programa.

Seguindo a agenda, Roberta Hessmann Knoppi (GIZ) ministrou a palestra “Profissionais do Futuro – O projeto e as ações na área de Energias Renováveis”, aos estudantes das turmas 1 e 2, do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, contando com a presença aproximada de 60 estudantes e equipe do Programa Qualifica Mais Energife.

Além dessas ações, as visitantes tiveram momentos agendados com a equipe multidisciplinar da CAE - Coordenação de Atendimento ao Estudante, representadas por Mariam Ueta Hitomi, Ana Maria Blanco Teles Moulin e Rose Márcia da Silva.
Para finalizar a agenda, Carolina e Roberta aplicaram aos estudantes das turmas 1 e 2 um questionário com objetivo de coletar dados sobre o perfil e se o curso está contribuindo para a empregabilidade dos participantes, com foco na inclusão no mercado de trabalho, no sentido de fortalecer a área de energias renováveis e a sustentabilidade regional.