Aula Inaugural do Curso Eletricista em Sistemas de Energias Renováveis – Instalador de Sistemas Fotovoltaicos nos Campi Sinop e Cuiabá

Publicado por: Reitoria / 15 de Fevereiro de 2022 às 18:22

Na última segunda-feira, 14 de fevereiro de 2021, foi realizada, pelos campi Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva e Sinop, a aula inaugural do curso FIC de Eletricista em Sistemas de Energias Renováveis do Programa Qualifica Mais EnergIF.  Este Programa, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), torna possível a aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades.

A solenidade foi simultânea para os campi Cuiabá e Sinop e contou com a presença do Pró-reitor de extensão Marcus Taques, dos diretores gerais Professor Alceu Aparecido Cardoso (Campus Cuiabá) e Professor Rafael Martins Chaves (Campus Sinop), a Coordenadora Geral do Programa Qualifica Mais, Professora Angela Santana, os coordenadores adjuntos dos campi, Professora Joana Rodrigues Moreira, Professor Marcelo Arruda e Professor Saulo Piereti e representações dos servidores docentes e técnicos administrativos, além outras autoridades dos campi.

O pró-reitor Marcus Taques destacou que a missão do IFMT “Educar para a vida e para o trabalho", motivou os ingressantes relatando que esses alunos fazem parte das primeiras turmas deste programa e o sucesso desse trabalho irá refletir na abertura das demais turmas. Ressaltou que o corpo técnico é qualificado e apto para conduzir o curso. Essa qualificação tem carga horária de 200 horas e o IFMT (Campus Cuiabá, Sinop e Pontes Lacerda) e irá qualificar 600 trabalhadores até o final de 2022. O professor Alceu Cardoso abriu o evento dando boas-vindas a todos os ingressantes no curso e destacou que curso foi muito bem recebido pela sociedade com procura foi muito superior à oferta, afirmou que o curso está sendo uma grande oportunidade para os trabalhadores quanto para o setor produtivo, destacando a importante parceria com o sindicato de energia de MT.

O professor Rafael Martins Chaves mencionou que esse curso estava sendo muito aguardado por todos de Sinop e que será de grande importância para qualificação profissional.